domingo, 4 de outubro de 2009

Irlanda e o Tratado de Lisboa

Sim ou não? Não!
Sim ou não? Sim!

A Irlanda votou Sim ao Tratado de Lisboa. Facto consumado (forçado?).

Não porque acredita que a Europa depende do Tratado para poder funcionar melhor enquanto actor principal neste nosso mundo, mas sim porque é a Irlanda que depende da Europa.

Se no primeiro referendo a resposta negativa demonstrava uma clara rejeição dos irlandeses ao que a Europa tinha para lhes oferecer com a entrada do tratado de Lisboa, este novo referendo não contradiz esta primeira resposta negativa.

Diz, isso sim, que a Irlanda não pode dizer não a uma Europa que lhes garante uma segurança importante nestes tempos conturbados de crise. "Cuspir no prato onde se come" é um acto de suicídio colectivo que a Irlanda não quis cometer, neste tempo de “fome”, em que a quem nos dá de comer só podemos retribuir com um sim...mesmo que já tenhamos dito que não a um mesmo pedido feito anteriormente.

Qual teria sido a resposta dos irlandeses se em vez de uma crise tivéssemos um período de crescimento económico? E qual seria o futuro da Europa com mais um não irlandês? A ideia que fica é que a crise desta vez foi amiga…

Sem comentários:

Enviar um comentário