segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Chávez e a Venezuela

Hugo Chávez, continua a marcar pontos na cena política internacional...Não foi à primeira, mas foi à segunda...Não satisfeito com a resposta dos “filhos de Bolívar” que há dois anos negaram o desejo de perpetuar a presidência de Chávez, chegou finalmente o momento em que conseguiu o apoio nas urnas para tão desejada emenda constitucional. Está no poder desde 1999 e já manifestou vontade de permanecer Presidente da Venezuela até 2030. Nesta como noutras situações, inclusive em Portugal, o povo é soberano (será sempre?), mesmo quando erra. Será que errou?

Não conhecendo a realidade local, e sem querer fazer grandes considerações porque podem ser enviesadas pelo olhar ocidental, a verdade é que Chávez consegue que o povo venezuelano continue a acreditar que é ele quem melhor pode conduzir os destinos do país, tanto até que acham que ele deve poder candidatar-se as vezes que muito bem entender. E serão capazes de lhe tirar o tapete quando deixar de ser uma solução e passar a ser parte do problema?

O socialismo, na América Latina, parece ganhar uma dimensão que extravasa nações e povos, e líderes como Chávez e Evo Morales sabem falar ao coração do povo... e assumem-se os herdeiros de Bolívar.

Sem comentários:

Enviar um comentário